PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° _______ /2024.
Denomina a Praça do Conjunto Beija-Flor no Bairro Nova Marituba de Ana Raquel Rodrigues Pereira e dá outras providencias.
A Câmara Municipal de Marituba, Estado do Pará, aprova e sua Mesa diretora promulga o seguinte Decreto Legislativo:
Art. 1º - Passa a denomina-se a Praça do conjunto Beija – Flor de Ana Raquel Rodrigues Pereira
Art. 2º - O Poder executivo deverá através do setor responsável, providenciar o emplacamento da Praça conforme acima descrito.
Art. 3º- Este decreto legislativo entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º - Revogam-se disposições contrário.
Plenário “Ver. Luiz Mesquita da Costa, em 22 de outubro de 2024.
Sóriclis Costa da Silva
Vereador – Republicanos
JUSTIFICATIVA
Sr. Presidente,
Sra. Vereadora,
Srs. Vereadores,
Ana Raquel Rodrigues Pereira, nasceu no dia 02 de maio de 2001 no município de Belém, filha de Maria Santana e Raimundo Nonato. Ana Raquel nasceu com deficiência de Paralisia Cerebral, em decorrência de falta de oxigênio no cérebro e com isso, obteve a deficiência física, sendo esta tetraplégica. Contudo isso nada impediu com que ela desenvolvesse suas atividades normais onde ingressou na escola aos 6 anos de idade, incluída na sala regular na devida escola pública Prof. Nadeia Guimarães dos Santos, sendo a primeira aluna com deficiência, a ingressa em uma escola. Todavia Ana Raquel aprendeu a ler, escrever, desenvolver atividades físicas e torneios de inteligência na escola e torneios municipais, ganhando o primeiro lugar na Olimpiadas de Matemática, desfiles escolares, apresentação de dança em diversos lugares do Município de Marituba e demais municípios da região metropolitana, e através dela e da luta de seus pais, conseguiram trazer várias crianças a adentrarem na escola e poderem fazer valer o direito da inclusão.
Em novembro de 2020, Ana Raquel deixou seu legado, deixou a alegria, deixou a fé, mesmo que diante das dificuldades, deixou para todos nós, que podemos e devemos fazer tudo aquilo que sonhamos, deixou a perseverança e a empatia.
A escolha do nome para esta praça em homenagem a Ana Raquel Rodrigues Pereira reflete o carinho e o respeito que ela conquistou ao longo dos anos em nossa cidade. Mesmo diante dos desafios de sua deficiência, Ana Raquel demonstrou uma extraordinária força de espírito, cooperação de inspiração para todos ao seu redor. Sua história nos lembra da importância de uma sociedade mais inclusiva, onde todos têm a oportunidade de participar e contribuir para o bem-estar comum. sua memória e fortalecer nosso compromisso com a inclusão e com o respeito à diversidade, valores fundamentais para nossa comunidade.
Considerando enfim, a justa homenagem a Jovem Ana Raquel Rodrigues Pereira, assim submeto a vossa apreciação o presente projeto.