JUSTIFICATIVA

Sr. Presidente,

Srs. Vereadores,

Sra. Vereadora,

 

        Estudos feitos no Hospital das Clinicas (HC) de São Paulo, revelou que, das 150 mulheres que tiveram problemas com aborto, morte do bebê e pré-eclâmpsia na gestação, 60% tinham alguma forma de trombofilia. O problema é que a maioria só descobre a tendencia quando já perdeu um ou mais filhos na gravidez. Nessa fase o sangue fica naturalmente mais coagulado, o que aumenta as chances de entupimento de vias e artérias quando há pré-disposição. Um dos fatores de risco para trombose, a trombofilia pode ser diagnosticada com simples exame genético.

       Considerando, enfim que compete ao poder público municipal à tomada de providências no sentido de que as necessidades das comunidades sejam atendidas e que é do interesse comum dos dignos representantes do povo é que submeto á vossa apreciação a seguinte matéria:

 

INDICAÇÃO N°           /2024

 

Indico, na forma regimental e após manifestação do soberano Plenário, que seja oficiado Excelentíssima Srª Prefeita Municipal, providencie junto aos órgãos competentes, que seja realizado um estudo de interesse público: para implantar o exame que detecta a trombofilia, na rede pública no Município.

 

Plenário “Ver. Luiz Mesquita da Costa”, em 23 de Abril de 2024.

Vereador Allan Augusto Matos Besteiro - PSD