JUSTIFICATIVA
Sr. Presidente,
Srs. Vereadores,
Sra. Vereadora,
O descarte irregular de lixo é um problema grave que afeta a saúde pública, o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Além de contribuir para a proliferação de doenças e insetos, o lixo nas ruas e terrenos baldios causa entupimento de bueiros e inundações, além de prejudicar a imagem da cidade.
Acredita-se que uma campanha possa ser realizada através da distribuição de materiais informativos, palestras e workshops em escolas e comunidades, campanhas nas redes sociais, blitz educativas nas ruas, instalação de lixeiras coletivas maiores e em maior quantidade etc. Desta forma, haverá uma combinação de medidas educativas e infraestruturais para mitigar o referido problema.
Considerando a importância da educação sobre o descarte correto do lixo; a informação de locais e horários da coleta seletiva; o incentivo à compostagem e à reutilização de materiais; a conscientização sobre os impactos negativos do descarte irregular para o meio ambiente e para a saúde pública.
Considerando, enfim que compete ao poder público municipal à tomada de providências no sentido de que as necessidades das comunidades sejam atendidas e que é do interesse comum dos dignos representantes do povo é que submeto á vossa apreciação a seguinte matéria:
INDICAÇÃO N° /2024
Indico, na forma regimental e após manifestação do soberano Plenário, que seja oficiado Excelentíssima Srª Prefeita Municipal, para que providencie, junto ao setor competente, estudo de viabilidade para a realização da campanha de conscientização para diminuição do índice de descarte de lixo irregular na cidade e a colocação de maiores lixeiras coletivas nas ruas e avenidas do município.
Plenário “Ver. Luiz Mesquita da Costa”, em 10 de Abril de 2024.
Vereador Allan Augusto Matos Besteiro - PSD