Sr. Presidente,
Srs. Vereadores,
Sra. Vereadora,
MOÇÃO DE APLAUSO N°. /2023
MOÇÃO DE APLAUSO A EDIMILSON PICANÇO POR REPRESENTAR MARITUBA NACIONALMENTE E TODOS OS FILHOS SEPARADOS PELO ISOLAMENTO COMPULSÓRIO DA HANSENIASE
A Câmara Municipal de Marituba, através do vereador abaixo signatário, vem, na forma regimental, apresentar esta Moção de Aplausos a Edimilson Picanço. A presente moção justifica-se pelos motivos a seguir delineados:
- Em 24 de Novembro de 2023, na cidade de Brasília-DF, o maritubense, José Ademilson da Rocha Picanço, mais conhecido como Edimilson Picanço, de 51 anos, esteve presente e discursou representando todos os filhos separados pelo isolamento compulsório da hanseniase na Cerimônia de Sanção da Lei que define pensão para filhos de pessoas com hanseníase submetidas a isolamento ou internação compulsória.
- O combate à hanseníase era caracterizado pela notificação obrigatória do paciente, isolamento compulsório e vigilância epidemiológica. No início do século XX os casos de hanseníase aumentaram consideravelmente, o que gerou um ambiente de impacto social. Nesse contexto, de política nacional de combate à hanseníase, foi construído o hospital dos hansenianos em Marituba. O Hospital Colônia de Marituba (HCM) começou a ser construído no dia 29 de novembro de 1937 e foi inaugurado no dia 15 de janeiro de 1942, se tornando um centro de referência no atendimento e tratamento dos hansenianos no Pará e na Amazônia. A história da Ex-Colônia de Hansenianos é de resistência e está muito presente na cultura mariuara.
- Edimilson Picanço, nasceu em Marituba e sofreu diversas dificuldades na infância, com o preconceito e a separação da mãe e dos irmãos. Foi testemunha ocular da separação e isolamento compulsório da hansenianse, estando no dia histórico que sanciona a LEI Nº 3023-2022 que permite a pensão a filhos de pacientes com hanseníase submetidos a internação, onde discursou para o Presidente da República projetado nacionalmente.
- Em 1990, Edimilson Picanço ingressou no MORHAN Marituba - Movimento De Reintegração Das Pessoas Atingidas Pela Hanseniase como voluntário e hoje está como coordenador. O Morhan foi fundado em 19 janeiro 1981, possui 42 anos de fundação em Marituba e seu objetivo principal é defender as pessoas atingidas pela hanseníase assim como seus familiares;
- É inquestionável a importância do feito do maritubense Edimilson Picanço através do exemplo, luta e história no município de Marituba – Pará.
- Diante o exposto, após aprovação do soberano Plenário:
Requeiro de forma regimental e após aprovação deste soberano colegiado a Moção de Aplausos a José Ademilson da Rocha Picanço (Edimilson Picanço) pela sua conquista alcançada através da Cerimônia de Sanção da Lei que define pensão para filhos de pessoas com hanseníase submetidas a isolamento e por toda sua história e trajetória no MORHAN Marituba.
Plenário “Ver. Luiz Mesquita da Costa”, em 27 de Novembro de 2023.
Vereador Allan Augusto Matos Besteiro - PSD