Institui no âmbito do município de Marituba a inclusão no currículo pedagógico o tema transversal sobre Educação Financeira no Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de jovens e adultos), na rede pública municipal.
PROJETO DE LEI Nº /2022
Art.1º O tema transversal tem como objetivo transmitir conceitos básicos de educação financeira para crianças, jovens e adultos.
Introdução aos conceitos de finanças pessoais, classificação de despesas e receitas, montagem do orçamento familiar, balanço positivo e negativo e suas consequências, reconhecimento dos diferentes meios de pagamentos ( dinheiro, cartões de crédito, débito, cheque).
Difusão dos princípios como consumo e descarte conscientes, uso responsável de crédito, importância da poupança para o futuro e da formação de patrimônio por meio de compras programadas.
Desenvolvimento de habilidades de reconhecimento de priorização das necessidades, planejamento e poupança para a consciencialização de planos e metas, negociação de compras, criação de fundo de reserva emergencial, noções básicas sobre juros em financiamento e aplicações financeiras.
Fomento da valorização do trabalho, da atuação do indivíduo como agente ativo e responsável por suas escolhas financeiras e da importância da poupança, seja para o fundo emergencial ou para a concretização de planos, metas e segurança futura.
A capacitação dos professores poderá ser realizada por meio do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que disponibiliza uma plataforma com cursos gratuitos de formação em educação financeira.
Art.2º - As despesas com a execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente, suplementadas, se necessário.
Art.3º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICATIVA
A importância da educação financeira oferece ferramentas ao aluno para que ele possa ter condições para tomadas de decisões de maneira fundamentada e consciente, percebendo que é possível ter uma vida melhor, com a possibilidade de se planejar financeiramente a curto, médio e longo prazo , proporcionando aos alunos uma mudança de postura quanto ao seu desenvolvimento financeiro.
Vale ressaltar que a relevância da educação financeira é de grande importância, pois em tempos de crise e instabilidades econômicas que muitas vezes assolam um país ou até mesmo o mundo, as reservas financeiras emergenciais têm como objetivo proteger a economia familiar, pessoal e a nacional, pois o desenvolvimento de um país só acontece quando as pessoas recebem informações significativas, transformando pessoas comuns em cidadãos comprometidos e atuantes no crescimento do país, com estímulos de hábitos de consumo sustentável e responsável, influenciando diretamente na economia do país.
Desta feita, solicito o apoio dos nobres pares para a aprovação deste projeto de Lei.
Vereador Pr. Rodvaldo Chaves
PTB