Projeto de Lei do Legislativo N.º 416/2024 DE 27 de Fevereiro de 2024
"Institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Município de Marituba, na forma que indica, e dá outras providências. (Prejudicado - PL 387/23)"
Proponente: Vereadora Alexandra Moura

Projeto de Lei n° ______________/2024.

 

Institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Município de Marituba, na forma que indica, e dá outras providências.

 

A Vereadora Alexandra Moura, no uso de suas atribuições conferidas pelo art.30. Inciso I, da Constituição Federal de 1988, c/c art.38, inciso II, da Lei Orgânica Municipal, bem, como nos termos do art. 109 do Regimento Interno da Câmara Municipal, submete para apreciação e aprovação pelo Doutor e Soberano Plenário o presente Projeto de Lei.

Art. 1°. Fica instituída, no Município de Marituba, a Semana Municipal de Conscientização sobre o uso da internet por crianças e adolescentes, a ser comemorado anualmente na semana que inclui o dia 08 de fevereiro, O Dia Internacional por uma Internet Segura, a qual passa a integrar o calendário de eventos do Município.

Art. 2°. A Semana Municipal de Conscientização sobre o Uso da internet por Crianças e Adolescentes tem como finalidade promover campanhas publicitárias, campanhas institucionais, seminários, palestras e cursos sobre a utilização saudável e responsável da internet por crianças e adolescentes.

Art. 3°. Será objeto das ações de conscientização a abordagem dos seguintes temas, conforme matéria elaborada pela Sociedade Brasileira de Pediatria:

Art.4º. Para o desenvolvimento da semana ora criada, o Poder Executivo poderá realizar convênios por meio da Secretária Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, visando à promoção de cursos e treinamentos para seus profissionais.

Art.5º. As despesas decorrentes da execução desta Lei ocorrerão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art.6º. Esta Lei entra em vigor na data de sua aprovação.

JUSTIFICATIVA

            Considerando a preocupação com a questão da geração atual, pois é marcada por grandes inovações tecnológicas que influência no comportamento dos indivíduos em sociedade, transformando a forma como se comunicam, estudam, trabalham, comercializam, interagem entre si e com o mundo a sua volta. Entre essas inovações, temos a internet. A internet faz parte do mundo, criando uma imensa rede de conexões. Vivemos conectados boa parte do tempo, com pessoas, objetos, todos cada vez mais presentes em nosso cotidiano. A internet é fruto do que fazemos com ela, por isso cada um de nós pode contribuir fazendo um uso cidadão e responsável.

O Dia Internacional por uma Internet Segura é uma campanha de conscientização para o uso responsável, respeitoso, crítico e criativo da tecnologia. Idealizado na União Europeia, ele é celebrado na segunda terça-feira do mês de fevereiro desde 2004, em mais de 100 países. De acordo com criadores da data, o objetivo é “promover e debater sobre a necessidade de se ter uma internet mais segura, sobretudo para crianças e adolescentes”.

Por se tratar de uma ferramenta que pode ser usada tanto para o proveito da sociedade quanto para prática de condutas reprováveis e até criminosas. Cerca de 24,3 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 17 anos, são usuários de internet no Brasil, o que corresponde a cerca de 86% do total de pessoas dessa faixa etária no país. A informação consta na pesquisa (TIC Kids Online Brasil 2018). E o número desses usuários só tende a crescer, são pessoas naturalmente mais vulneráveis e expostas aos riscos da interação virtual.

É imprescindível falar sobre o uso incontrolado da internet, pois está presente na vida de muitas pessoas, principalmente dos adolescentes. O problema é que o uso imoderado dessa ferramenta pode trazer uma série de problemas tanto psicológicos como físicos. Depressão, baixa autoestima, dor na coluna, ansiedade e estresse são alguns exemplos relacionados a essa problemática.

Diante desses desafios, proponho uma semana de Conscientização sobre o uso da internet que irá proporciona a construção de uma educação digital sólida e eficiente quanto ao uso de internet.

Diante do exposto, solicito o apoio dos nobres colegas para a aprovação deste projeto de lei.

Plenário “Ver. Luiz Mesquita da Costa”, em 26 de fevereiro de 2024.

Alexandra Duarte Moura Abreu – Alexandra Moura

Vereadora – PV

Documento publicado digitalmente por ALEXANDRA MOURA em 26/02/2024 às 15:11:47.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 8a2b569c79f6f3fafffb16d085f5bba7.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://marituba.votacaoeletronica.inf.br/autenticidade, mediante código 31022.