Projeto de Decreto Legislativo N.º 054/2023 DE 13 de Dezembro de 2023
"[DECRETO LEGISLATIVO nº 038/2024] Concede o título honorífico de Cidadã Maritubense à Senhora Selma Lúcia Lopes Leão e dá outras providências."
Proponente: Vereador Antonio Armando Junior

 

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO _____ / 2023

 CONCEDE O TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADÃ MARITUBENSE A SENHORA SELMA LEÃO E DÁ OUTRAS PROVÍNCIAS 

A Câmara Municipal de Marituba, Estado do Pará, aprova e sua Mesa Diretora promulga o seguinte Decreto Legislativo:

  Artigo 1º - É concedido o título honorífico de cidadão Maritubense à Senhora Selma Lúcia Lopes Leão, pelo relevante papel social que representa à comunidade Maritubense

  Artigo - Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

 

Plenário Ver. Luiz Mesquita da Costa, 30 de novembro de 2023.

 

 

Antonio Armando Jr.

Vereador

JUSTIFICATIVA

 

Senhor Presidente,

Senhores vereadores,

Selma Lúcia Lopes Leão nasceu na Vila de Aicaraú, zona rural de Barcarena/PA. Selma é a segunda de dez irmãos, filhos de Mônica Lopes, professora leiga, mãe solo. Aos nove anos de idade mudou-se para a capital com sua irmã mais velha para estudar. Aos 18 anos, começou a trabalhar formalmente e sempre alimentou o sonho de ingressar no nível superior, por ver na educação a única forma de mudar sua condição de vida. Assim, com muita dedicação e dificuldades, conciliou trabalho e cursinho pré-vestibular. Apesar da pouca idade e sem a dimensão dos desafios da vida, trazia na bagagem muitos sonhos de mudança e determinação em busca dos seus objetivos.

Após prestar vestibular 3 ou 4 vezes, finalmente foi aprovada para o Curso de Direito no antigo CESEP- Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará, hoje Universidade da Amazônia- UNAMA. Estudou pelo programa de financiamento estudantil, hoje FIES, que pagou após se formar e durante toda a faculdade trabalhou como auxiliar de escritório em uma empresa de engenharia.

Concluiu a graduação em Direito em janeiro de 1986 e logrou sua inscrição na OAB/PA em março de 1986, exercendo há 36 anos a advocacia, com militância na área trabalhista, sindical e na defesa da causa dos trabalhadores.

Selma iniciou sua vivência no Direito do Trabalho a partir de sua experiência como auxiliar de escritório, desempenhando funções administrativas e de recursos humanos onde lidava diretamente com os funcionários, conhecendo a realidade dos trabalhadores, suas dificuldades e desafios.

Sempre acreditou no poder transformador da educação e é vitoriosa por ter conquistado espaços que, historicamente, são negados a pessoas de origem humilde e do interior. Por meio de muita dedicação e com sonho de mudança, foi a primeira pessoa de sua família a ter curso superior.

Selma é mãe e esposa, dedicada, casada com Antônio Leão, tem 3 filhas, Pamyla, Semírames e Bárbara. Seu amor pelo Direito e luta pelas causas sociais também contagiou as filhas, todas também advogadas. E, atualmente, vive com sua família em Marituba-PA, escolhendo esta como a cidade para residir.

A história da Selma é uma das muitas histórias de brasileiros, que apesar das dificuldades, lutam para ir além e transformar a sua realidade e de sua família. Uma mulher negra, advogada, mãe, que agarrou todas as oportunidades e lutou para realizar os seus sonhos, trabalhando com muita dedicação para conquistar o seu espaço. Selma representa orgulho para a cidade de Marituba, além de referência para todas as cidadãs maritubenses.

Diante do exposto, solicito apoio aos nobres pares para a aprovação deste projeto de decreto legislativo.

Antonio Armando Jr.

Vereador

Documento publicado digitalmente por ANTONIO ARMANDO JUNIOR em 12/12/2023 às 18:19:47.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação c7446f3e22220883d061ea1aa60f1e59.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://marituba.votacaoeletronica.inf.br/autenticidade, mediante código 29690.