JUSTIFICATIVA

Sr. Presidente,

Srs. Vereadores,

Sra. Vereadora,

A onda de ameaças e ataques a escolas, do qual todo o nosso país foi assolado, impactou diretamente na vida de todos nós. Se para os adultos já é difícil lidar emocionalmente com estas questões, imaginem nossas crianças e adolescentes que ainda estão em fase de formação.

 O atendimento psicológico auxilia muito neste momento. Rompimento de barreiras, medos, pânico em frequentar o estabelecimento de ensino podem ser amenizados através de diálogo e aplicação de diversas técnicas típicas da prática desta profissão.

 Além disso, poderão ser notados casos de alunos com desvio de comportamento ou que estão sofrendo repressão dos demais alunos, seja por alguma diferença ou até mesmo pela prática de bullying. Este aluno, que poderá ter problemas sociais (talvez até se tornar uma futura ameaça) poderá ter um acompanhamento mais perto e ter os devidos cuidados para que a situação se reverta e o mesmo não chegue a extremos.

Além disso, o trabalho empenhado junto ao Conselho Tutelar poderá verificar, orientar e desenvolver ações em caso de problemas familiares. Todos conhecem casos de famílias, quando não tem pessoas próximas, que sofrem pela ausência de estrutura em casa ou pessoas com transtornos psiquiátricos, alcoólicos ou usuário de drogas.

Sem saber lidar, nossas crianças ficam em uma posição difícil. Assim indico que a prefeitura desenvolva parcerias para ofertar atendimento com psicólogos a todos os alunos que solicitarem. Dependendo do caso o mesmo deve fazer presencialmente, mas em situações mais leves pode até ter o trabalho realizado online (a critério dos profissionais). 

            Considerando, enfim que compete ao poder público municipal à tomada de providências no sentido de que as necessidades das comunidades sejam atendidas e que é do interesse comum dos dignos representantes do povo é que submeto á vossa apreciação a seguinte matéria:

INDICAÇÃO N°           /2023

                                    Indico na forma regimental e após manifestação do soberano Plenário, que seja oficiado a Prefeita Municipal, providências junto à Secretaria competente, para desenvolver parcerias visando ampliar a oferta de atendimento com Psicólogos, presencial e online, junto aos alunos da rede municipal de ensino.

 

Plenário “Ver. Luiz Mesquita da Costa”, em 08 de Maio de 2023.

Vereador Allan Augusto Matos Besteiro - PSD

Documento publicado digitalmente por ALLAN BESTEIRO em 09/05/2023 às 13:14:47.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 3222ab4e19beaf9309393a93d051cb72.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://marituba.votacaoeletronica.inf.br/autenticidade, mediante código 23901.