JUSTIFICATIVA

Sr. Presidente,

Srs. Vereadores,

Sra. Vereadora,

             

O objetivo da indicação de propor tal, visa preservar a história e memória de Marituba. A cidade de Marituba, possui sua emancipação política em 1994 através do plebiscito favorável à sua transformação em município, de acordo com a Lei Estadual nº 5.857. Porém, a sua história política e cultural antecede esse acontecimento. Desde o século XVIII com a produção e comércio açucareiro por volta de 1780 no “Engenho Oriboca” ligado aos rios: Uriboca, Acará e o Guamá (MARQUES, 2004) e a sua forte relação com a História da Estrada de Ferro Belém – Bragança, uma vez que abrigou a Caixa D’água de abastecimento das locomotivas, a Oficina e a Vila Operária a partir de 1907 (MONTENEGRO, 1908). Outro momento histórico foi o funcionamento da Ex-Colônia de Hansenianos em 1945. Esses acontecimentos, dentre outros, são apenas um esboço do aporte teórico historiográfico que Marituba possui.

            Considerando esse aporte historiográfico e das fontes orais que existem sobre a história de Marituba, compete ao poder público municipal à tomada de providências no sentido de preservação e valorização dos patrimônios históricos e culturais existentes no município, a fim de que aconteça a educação patrimonial e que alavanque a possibilidade histórica-turística. Sabendo-se o interesse comum dos dignos representantes do povo é que submeto à vossa apreciação a seguinte matéria:

INDICAÇÃO N°           /2023

                                    Indico na forma regimental e após manifestação do soberano Plenário, que seja oficiado a Prefeita Municipal e apreciado pelo plenário desta casa, a providencia junto aos órgãos competentes de Fichas Museológicas/Históricas Explicativas contendo um pouco da História de cada patrimônio do município: Igreja Matriz do Menino Deus, Busto Augusto Montenegro, Caixa D’água, Monumento Menino Deus, Monumento Dom Aristides Pirovano,  Igreja Nossa Senhora de Nazaré, Praça da Colônia e demais locais do bairro Dom Aristides) falando sobre a história, memória e resistência dos hansenianos, entre outros.

 

 

 

 

Plenário “Ver. Luiz Mesquita da Costa”, em 02 de Maio de 2023.

Vereador Allan Augusto Matos Besteiro - PSD

 

Documento publicado digitalmente por ALLAN BESTEIRO em 03/05/2023 às 10:34:01.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação cc00da5b190d5d1107b38c0a40dd7b44.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://marituba.votacaoeletronica.inf.br/autenticidade, mediante código 23635.