Sra. Vereadora,

Srs. Vereadores.

 

JUSTIFICATIVA

A utilização de combustíveis limpos é uma realidade que se avizinha sem poder ser adiada, seja por particulares ou pelo Poder Público. Em Franca-SP, por exemplo, a SABESP desenvolveu uma tecnologia para o uso de biogás em sua frota de veículos através do tratamento do esgoto. Sendo que, neste caso, a iniciativa demonstra sua importância não só para o estímulo à produção de combustíveis limpos, mas principalmente à proteção do meio ambiente.

A implantação do sistema levou dois anos para ser concluída com a parceria do Instituto Fraunhofer IGB, fundação alemã de pesquisas aplicadas, que forneceu os equipamentos que armazenam e comprimem os resíduos. Em termos práticos, o biogás gerado no tratamento do esgoto passa por um sistema de remoção das impurezas e umidade, e de aumento da concentração de metano. O resultado é um combustível, o biometano, que será usado no lugar na gasolina, do álcool e do GNV (gás natural veicular).

                      

INDICAÇÃO

Indico na forma regimental que seja oficiado a Exma. Prefeita Municipal, com o objetivo de promover medidas para a preservação do meio ambiente, que sejam realizados estudos sobre a viabilidade de desenvolvimento de tecnologias de tratamento de esgoto para a transformação de resíduos sólidos em biocombustível.

Plenário “Ver. Luiz Mesquita da Costa”, de 27 fevereiro de 2023

Documento publicado digitalmente por JúNIOR AMARAL em 08/03/2023 às 10:50:43.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação fcde56ae472ede393b3c341e6b51b506.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://marituba.votacaoeletronica.inf.br/autenticidade, mediante código 21158.